Todo e qualquer texto contido neste post pertence ao Hekátos Gregus e não pode ser reproduzido em outro local sem a permissão do mesmo, principalmente para fins lucrativos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Post feito a fim de ajudar a responder perguntas básicas ou complexas sobre Bruxaria e Wicca que causam algumas dúvidas, por favor, leia com atenção!
>O que é Wicca?
Wicca é uma religião neo-pagã surgida na década de 50 na Inglaterra após ter sido revogada a última lei anti feitiçaria da Inglaterra. Trazia pelo inglês Gerald B. Gardner, Wicca é muitas referida como a religião da Deusa. Wicca se baseia na crença a uma Deusa Mãe,a grande criadora e seu filho e consorte Deus Cornífero e na Lei do 3. Por ter uma Deusa como enfoque a religião teve um grande crescimento devido aos muitos movimentos feministas da década de 60 aonde muitas mulheres se converteram a religião!
>Um homem pode fazer parte da Wicca?
Por ser uma religião que prega a igualdade qualquer homem ou mulher pode vir a fazer parte da religião, independente da etnia ou orientação sexual.
>Quais as crenças da Wicca?
Na Wicca se acredita que no início era nada, então surgiu a Deusa e dela surgiu seu filho, sua parte masculina, porque sem apaixonou e casaram. Alguns wiccanos acreditam que a Deusa criou o Deus, o Universo e o mundo sozinha, enquanto outros acreditam que ela criou o Universo e o mundo juntamente com o Deus, mas ainda temos uma terceira a opção, a de que a Deusa e o Deus surgiram juntos e criaram o mundo em conjunto! Por se tratar de uma religião neo pagã, Wicca se baseia no culto a natureza, sendo os Deuses a manifestação viva dela, possui dois conjuntos de rituais durante o ano, a Roda do Ano ou Sabbaths (sabás), conjunto de 8 festivais que retratam a história de vida do Deus Cornífero, do seu nascimento até o momento de seu sacrifício e ressureição, e os 13 Esbaths (esbás), festivais de Lua Cheia. A religião se pauta muito na regra do 3, tendo a Deusa e o Deus cada um 3 faces e a Lei Tríplice, dogma válido aos iniciados na religião, no qual tudo o que você fizer, terá o retorno triplo! É comum a maioria dos wiccanos acreditarem em reencarnação, diferente de outras religiões o enfoque da reencarnação não é pagarmos mas sim aprendermos cada vez mais em cada uma de nossas vindas.
>Roda do ano o que é?
Roda do ano é o conjunto de 8 Festivais Sazonais , na Wicca chamados de Sabbaths que contam a dança do Sol pela natureza e sua influência em nossas vidas. Na Wicca se celebra a vida do Deus Cornífero. Ao contrario do que muita gente afirma, os festivais que compõe a roda não são totalmente celtas, mas foram reunidos pelo folclorista Ross Nichols, no qual ele reuniu diversos festivais de povos agrários.
>Existe pecado na Wicca?
Em Wicca não se tem a crença de “não se pode fazer tal coisa” que é errado,será condenado, apenas se aconselha a procurarmos fazer o bem ao próximo,ajudar os outros, afinal tudo o que plantamos iremos colher.
>Posso ser Wiccano e cristão?
Não, a resposta é bem simples, o Cristianismo é pautado na crença de Jesus como o Messias, o intermediário entre o homem e Deus, o Salvador. Já Wicca se pauta no culto a natureza e a união dos dois princípios criadores, além disso em Wicca não se acredita no julgamento eterno!
>Quero ser wiccano, mas minha família é cristã, o que fazer?
Esse é um problema muito frequente em casos de menores de idade. Primeiramente tente conversar com sues pais, explicar sobre a religião, o que está achando, caso eles não gostem e não aceitem que você faça nada dentro de casa, aguarde, pratique em segredo, medite, celebre, com o passar do tempo pode ser que eles percebam que você está se tornando uma pessoa melhor e comecem a aceitar a prática. Caso esse não seja o seu caso, procure fazer as coisas mais discretas, no seu quarto, mas não traga nenhuma estátua para a casa deles ou algo que eles realmente não queiram, afinal os donos da casa ainda são eles, tente ser paciente e aguardar até sair de casa.
>Quem é a Deusa e o Deus na Bruxaria?
Na Wicca: Para os Wiccanos o Divino se manifesta na forma de uma Deusa e de um Deus, a Deusa é a Grande Mãe e o Deus o seu filho, com o passar da roda do ano o Deus nasce, vai crescendo, os dois se apaixonam, desse amor a Deusa fica grávida e quando chega a hora do Deus morrer para que a vida possa continuar, a Deusa não se preocupa, afinal ele renascerá como o filho dos dois, a criança da promessa, por isso na Wicca se tem a crença "todos nós viemos da Deusa e a ela voltaremos". A Deusa além de ser a Terra tem como seu principal símbolo a Lua, por ser o Sagrado Feminino(o tempo de uma lunação completa é o mesmo do ciclo menstrual das mulheres), A Deusa possui 4 faces, a Donzela (Lua Crescente), a Mãe (Lua Cheia), a Anciã (Lua Minguante) e a sua face Negra, sombria, de morte (Lua Negra).O Deus é o senhor da vida, da morte, da caçada, é o Sagrado Masculino, o grande falo, seu símbolo é o Sol, Assim como ela, ele também é visto com três formas:O Deus Cornifero, que é o Deus de chifres que cuida da natureza e selvageria, o nômade; O Greenman que também cuida da natureza, porém de uma maneira mais calma, agrícola, reservada; e o Ancião que é o portador de sabedoria, o Senhor do Submundo.
Wicca Duoteísta ou politeísta? Como já vimos a Wicca se baseia na crença do Sagrado como uma Deusa e um Deus, que pode ser interpretado como duoteísta, porém, a visão da maioria dos wiccanos é que a Deusa é todas as Deusas e o Deus todos os Deuses, fato a se observar na roda do ano, assim como ela conta o ciclo de vida dos dois, também retrata um casal de Divindades específicas e diferentes em cada festival, logo Wicca pode também ser encarada como politeísta!
Na Bruxaria: Diferente de Wicca, nas demais vertentes de Bruxaria, nem todos os Bruxos acreditam em uma Deusa e em um Deus, cada bruxo no panteão que cultua tem seu culto especial para um casal de Deuses ou apenas um Deus/a. Para analisarmos Bruxaria nos seus mais diversos clãs tradicionais utilizamos o termo “witchfather”e “witchmother”, títulos esse que usamos para representar a presença de Deusa e Deus em alguns clãs, tradições de BT (Bruxaria tradicional). Na maioria das tradições a figura da Witchmother é representada por uma Deusa Lunar ou Venusiana que representa o poder, a liberdade feminina, o Witchfather geralmente é um Deus de Chifres, que representa o poder, a sexualidade, o Senhor dos Submundos, o senhor que trás a sabedoria e porta a chama entre os Chifres, diferente de Wicca o Deus Chifrudo nem sempre é um Deus solar ou filho da Deusa. Algo a se notar é que as figuras do Witchfather e Witchmother quase sempre são Deuses selvagens, associados a magia, a noite, espíritos, submundo, êxtase e sensualidade. Tal fato comprovado, devido a Bruxaria quase sempre ser associada aos mistérios de vida e morte. Alguns símbolos do Witchfather e Witchmother: encruzilhadas, lua, sol, forcado, chifres, serpentes, morcegos, corujas, bode e demais animais chifrudos, etc. Um exemplo de Witchfather e Witchmother: Nas vertentes italianas geralmente são Diana e Dianus Lucifero.
>Bruxaria é uma religião?
Depende a qual bruxo se pergunta, muitos dirão que sim, enquanto outrosalegarão que ser bruxo é um ofício, um cargo, um “trabalho”, ou outros comentarão que devido ao fato de religião ser derivada do latim "religare" (religar), Bruxaria não seria uma religião pelo simples fato de eles nunca terem se desligado do Sagrado para necessitarem se religar.
>Bruxaria e Wicca são a mesma coisa?
Essa pergunta tem algumas maneiras para ser respondida por diversos pontos de vista, mas para a maioria dessas questões é necessário primeiramente nos perguntarmos o que vem a ser a Bruxaria? Para responder essa pergunta gosto de primeiramente explicar o que vem ser a palavra bruxa, essa é uma palavra de origem portuguesa na região da Galiza que teria se derivado do latim“pluscious”, sendo “plus” (mais), “scious” (ciência, saber), logo podemos interpretar que a bruxa, o bruxo era a pessoa com mais conhecimento, mais saber,mais ciência em Portugal, lá a bruxa era a responsável pela ajuda espiritual,conselhos, oráculos, cura (por chás e ervas medicinais por exemplo) e também era a responsável por mudar a realidade, por meio de feitiços ou não. Como analisamos “bruxa” e “bruxaria” e refere a uma realidade totalmente portuguesa,mas aindaetmologicamente se formos analisar na região da Península Ibérica encontramos os termos “bruja”, “bruca”, então se quisermos ser um pouco mais amplos podemos dizer que Bruxaria é uma realidade vivida na Península Ibérica.
Porém,se formos analisar de forma antropológica, encontramos práticas similares mas não iguais por todo o mundo, em maior semelhança pela Europa toda,logo podemos supor que Bruxaria é um fenômeno Global que sobreviveu a séculos,muitas vezes vista como ofício! Já Wicca é uma religião moderna, criada na década de 50, com dogmas, estrutura.
Logo após o surgimento da Wicca e o auge dela pela Inglaterra (não nos aprofundaremos nisso, estudem por conta), Wicca se tornou sinônimo de Witchcraft (o equivalente inglês para Bruxaria) o que levou as Bruxas mais antigas que possuíam práticas muitas vezes diferentes não quererem ser associadas, então surgiu os termos Traditional Witchcraft, Bruxaria Tradicional.
Conclusão:Se formos analisar Bruxaria como um fenômeno Global, podemos dizer que Bruxaria é um gênero e Wicca é uma espécie de Bruxaria, daí entra aquela frase “todo wiccano é bruxo, mas nem todo bruxo é wiccano”.
>Bruxas são apenas pagãs?
É uma pergunta polêmica, mas não, Bruxaria pode se manifestar tanto de forma pagã quanto de forma cristã, já Wicca é uma religião totalmente pagã. Durante a Santa Inquisição e domínio cristão, muitas Bruxas assim como os negros no Brasil tiveram que sincretizar seus Deuses com Santos locais, assim mantendo a tradição a salvo para as futuras gerações de sua família. Um dos sincretismos ase citar é o do Deus Chifrudo, o Mestre do Sabá das bruxas, em algumas tradições ele foi sincretizado com São Pedro que carrega as chaves para os mundos, em outras com Santo Antônio, considerado padroeiro das bruxas em alguns locais, além claro, do sincretismo com o Diabo, muitas vezes devido a associação deles com as bruxas pela própria Igreja, outras vezes com as próprias bruxas querendo colocar medo nos Inquisidores. Porém, com o passar do tempo algumas famílias nas gerações seguintes começaram a ver realmente os santos ao invés dos seus Deuses, mesmo esses santos com atributos e culto conforme seus antigos Deuses,outras famílias tornaram-se puramente pagãs novamente, enquanto outras começaram a ver os seus Deuses mas também a ter um carinho pelos santos,mantendo culto aos dois. Dessa forma concluímos que a bruxa é a serpente cósmica e o eterno camaleão moldando – se conforme o tempo e as situações, masse mantendo a essência.
>Qual a diferença entre a bruxa e a feiticeira?
Novamente depende de como se analisa, partindo de um ditado “a bruxa é, a feiticeirafaz-se”, podemos supor que a Bruxa é quem nasce com o dom (mediunico)desenvolvido, aprende a trabalhar com ele, muitas vezes recebe também a técnica feiticeira, logo sendo uma bruxa e também uma feiticeira. A palavra feitiço significa coisa feita, logo a feiticeira é quem sabe a técnica, como fazer, não necessita nascer com o dom, porém, uma bruxa muitas vezes terá um alcance mágico melhor que uma feiticeira, uma vez que saberá ver além da situação caso seja vidente, entender melhor a pessoa caso possua empatia, entre outros dons.
Analisando outras tradições: em muitos casos ser bruxa é um papel apenas feminino, logo o homem seria um feiticeiro e a bruxa agiria em quase toda a ação e ele seria um mero assistente. A bruxa seria feiticeira, mas também sacerdotisa dos Deuses, enquanto a feiticeira não necessita ser sacerdotisa. A bruxa seria a feiticeira pagã e a feiticeira a cristã! Como vimos tem vários modos a se analisar, depende do ponto de vista!
> Qual a diferença entre magia, ritual e feitiço?
Magia é o ato de emanar nossas energias para que nossos desejos, vontades se tornem real, uma simples oração é um ato de magia.Ritual é um conjunto de gestos, simbolismos em torno de algo, como uma celebração, nosso dia a dia nada mais é do que um ritual. Feitiços são o ato de emanar energia em torno de um objetivo juntamente com a união de simbolismos que exprimem aquele desejo (velas, incensos, ervas,etc), logo um feitiço é um ato de magia e também um ritual!
> Pra fazer magia é necessário ter um altar?
Sim, sabe quem é esse altar obrigatório? Você, você possui todos os elementos necessários, e lembre-se uma simples oração pode ser um ato de magia!
> Como fazer um altar simples e bem escondido?
O altar wiccano é basicamente a representação dos 4 elementos e dos Deuses,como foi dito acima o grande altar é você, e nisso novamente está você, no seu corpo temos todos os elementos, a Terra (ossos, músculos) , a Água (sangue), o Fogo(o calor do seu corpo), o Ar (que entra em seus pulmões e sai), o Espírito,esse você já sabe aonde se encontra!
>Como fazer os feitiços darem certo?
Saber que elementos usar, emanar sua energia, ter foco no seu objetivo, saber usar o poder das palavras e aguardar.
>Por que o chapéu pontudo?
De acordo com estudos as witches (bruxas) da Grã Bretanha utilizavam o chapéu para se identificarem entre si, além dele simbolizar o Cone de Poder, muitas bruxas modernas e wiccanas utilizam o chapéu devido a essa associação com o cone de poder
>Lei Tríplice VS Lei de retorno, o que são?
Lei de retorno é uma Lei presente nas diversas religiões e crenças, que se baseia no princípio de ação e reação aonde tudo o que você enviar, emanar para o Universo irá receber na mesma proporção. Lei Tríplice é um dogma wiccano, no qual o iniciado se submete aonde tudo o que ele emanar para o Universo receberá novamente em triplo, muitos wiccanos usam a Lei Tríplice para julgar os outros, saem falando dela o tempo todo, mas será que conhecem ela?
>Lei Tríplice castiga?
Definitivamente não, o propósito da Lei Tríplice é fazer você colher em triplo tudo aquilo que você plantou, logo, bênçãos também. Mas partindo disso, um wiccano pode amaldiçoar, se defender magicamente? Sim, muitas vezes a maldição é usada em legítima defesa, se a pessoa meche com sua família, com os seus próximos e apessoa merece pagar, com um amaldiçoamento, na medida certa você estaria sendo o agente cósmico, dando a ela, seu retorno. Agora, se uma pessoa nunca te fez nada e por algum motivo você não gosta dela e resolve amaldiçoa-lá pelo simples prazer de vê-la sofrendo, aí é uma situação totalmente diferente e a Lei Tríplice também agirá, talvez de uma forma que não seja totalmente agradável a você.
>Bruxas fazem amarração, amaldiçoamentos?
Sim, bruxas fazem isso, como dito anteriormente muitas vezes o ser bruxa era um ofício, na maioria das vezes a bruxa era também uma feiticeira, sendo assim, ela servia magicamente a comunidade. Na magia não existe receita genérica, não temos como dizer que em todo feitiço teremos uma mesma conseqüência, afinal cada caso é um caso, mesmo que uma bruxa amaldiçoe, faça feitiços de amor e amarrações ela sabe quando deve ou não fazer, analisando a situação, prevendo os resultados e analisando se será bom para ambas as partes, por isso toda bruxa deve trabalhar com um oráculo.
>O que são oráculos?
Oráculos são elementos simbólicos pelo qual analisamos uma situação, podemos prever o futuro, entender melhor o que se passou com uma pessoa, como Tarot,runas, baralho cigano, etc. Uma bruxa e um bruxo deve saber utilizar algum oráculo, para saber se guiar, alto conhecimento, ter uma noção sobre o que irá acontecer, atender a comunidade e saber quando se deve ou não fazer algum feitiço, tendo em vista a situação atual, o que o feitiço causaria e saber se o resultado do feitiço seria benéfico, dependendo do resultado uma bruxa pode se negar a realizar um feitiço ou decidir fazê-lo.
>Na Bruxaria existem sacrifícios e o uso de animais em feitiços?
Sim, sacrifícios fazem parte da Bruxaria assim como fazer de religiões pagãs, o simbolismo do sacrifício é bem amplo, servem como oferenda aos Deuses, tendo alguns simbolismos, geralmente quando recebemos alguma visita damos do bom e melhor para ela, fazemos um grande churrasco muitas vezes, né? Os Deuses são os nossos convidados de honra e por isso se oferta o animal, o sangue dele é energia coma qual os Deuses se alimentam, a carne depois é cozinhada, uma parcela fica como oferenda aos Deuses a outra pode ser comida entre as pessoas que participam do ritual, o coro do animal pode ser usado para fazer instrumentos,como chifre, couro e ossos de bode, muito usado para alguns instrumentos, para representar o Deus Chifrudo no altar e para fazer o tambor ritualístico.
Toda erva tem um significado, podendo ser entendido de forma astrológica, o mesmo com os animais, cada animal possui uma energia e um significado e as bruxas sabendo disso, sempre usaram partes ou o animal inteiro em feitiços,mas fique claro que nem sempre se faz necessário matar o animal, muitas vezes pode se pegar partes que o animal perde naturalmente, penas, pele (cobras, aranhas) ou em outros casos pegar elementos de animais já mortos naturalmente.
>Bruxas se conectam com espíritos?
Sim, bruxas podem trabalhar magicamente com espíritos, serem necromantes, sem problemas. Em Bruxaria Tradicional é comum o culto e trabalho mágico com ancestrais bruxos, feiticeiros da família que já partiram dessa vida e também demais ancestrais da arte.
>Aonde encontrar pedras?
Depende o que se tem por pedras, está se referindo a cristais? Em lojas esotéricas, mas vale lembrar que muitas vezes as bruxas de antigamente não tinham acesso a uma ametista, a um quartzo rosa, verde, branco, etc, elas tinham que se virar com o que a Terra dava, logo, um bruxo, uma bruxa pode aprender a trabalhar magicamente com cascalho, o Hoodoo dá uma boa introdução a isso, pedras retiradas de tais lugares, em tais lunações e seus significados,como usar na magia!
>Livro de São Cipriano ler ou não ler?
Sem dúvida o Livro de São Cipriano é um dos mais famosos e polêmicos em relação a Bruxaria, mas você sabe quem foi São Cipriano? Não sabemos se ele de fato existiu, mas conforme conta a lenda ele foi um bruxo que teria se convertido ao Catolicismo e deixado seu grimório. Assim como não sabemos se ele existiu não sabemos se ele realmente foi um bruxo que se converteu, mas algo claro é, os livros não foram escritos por ele, se trata de um aglomerado de feitiços populares, o que torna o livro controverso é por terem feitiços um pouco pesados que utilizam sacrifícios e são feitos em nome do Diabo, como qualquer livro eu aconselho que leiam, a questão é, primeiro estudem por um bom tempo Bruxaria e Bruxaria Tradicional de forma acadêmica, assim entenderão, o livro não é totalmente literário, se utiliza de muitas metáforas que sem conhecimento não serão compreendidas.
Lendas envolvendo o Livro: Muita gente comenta que o livro não deve ser lido, nem emprestado, pois atrasará e arruinará a vida de uma pessoa, obviamente se trata de lendas, mitos, mas se você acreditar que o livro causará tudo isso a você,obviamente trará, pois você vai emanar energia para que isso aconteça. Também não se necessita queimar o livro para se livrar. Vale lembrar que estamos falando de um livro que possui edições antigas e modernas, cheias de lendas, não existe só no Brasil, publicado desde quando se tratar de Bruxaria era apenas um taboo.
>>OUTROS
>Liberdade de culto, como praticar abertamente?
A liberdade religiosa é protegida pela Constituição brasileira, logo, você pode acender uma vela em uma encruzilhada, deixar feitiços, oferendas, mas aconselha-se a não poluir. Caso queira fazer um ritual ao ar livre em um parque com outros amigos e irmãos da arte, primeiro peça autorização a prefeitura ou para a direção daquele espaço público.
>Como reagir a discriminação religiosa?
Claramente você não vai conhecer uma pessoa e sem motivo algum falar que é bruxo ou pagão, isso te tornaria achado, arrogante, daria a impressão que quer chamar a atenção, mas em alguma conversa se você disser isso ou quando estiver praticando abertamente alguém lhe ofender, tente resolver claramente, se o preconceito continuar, levar a discriminação ou até agressões físicas faça uma denúncia na polícia, pois intolerância religiosa é crime de racismo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quer mais? Aqui estão uns links que eu recomendo:
http://www.wiccanaweb.com.br/
Tradição Caminhos das Sombras (TCS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário