Antes de mais nada precisamos entender o que é o Autoconhecimento.
Essa forma de conhecimento está presente em diversas culturas, logo, a bruxaria não é a única religião ou caminho que trabalha com isto.
Trabalhar o equilíbrio dentro de si é uma forma de autoconhecimento, trabalhando os sagrados Feminino e Masculino dentro de cada um de nós, equilibrando os quatro elementos para ter um estado de espírito (detalhe que não me refiro ao espírito-ser, especificamente, mas sim à união dos quatro elementos formando essa forma de energia criadora que chamamos de espírito) estável, etc.
A forma que vou trabalhar aqui é a Jornada do Louco. Infelizmente não se encontra muito material sobre isso em livros e sites, então irei falar para vocês um pouco como eu trabalhei a mesma.
Esta forma de autoconhecimento demanda observação e dedicação, pois você precisará anotar tudo que vê que está acontecendo, se não o que você aprendeu sobre si mesmo não valerá NADA se você esquecer deste aprendizado.
Passo a seguir para vocês o rito que eu fazia enquanto estava neste período de autoconhecimento com o Tarô:
[Recomendo que este rito seja feito num Domingo ou numa Segunda-feira para dar inicio à semana.]
Pegue os arcanos maiores de um deck de Tarô de sua preferência e coloque-os na sua frente. Trace o círculo Mágico invocando os Guardiões.
Pegue o Arcano que você iniciará a Jornada e diga o seguinte conjuro :
"Nesta hora tão mística, abro meu círculo e os quadrantes eu convoco; Mas o mais importante será você com quem irei falar; Óh meu amado arcano [nome do arcano], chamo-te agora sem demora; Venha e me traga sua energia, aja em mim de dentro para fora; Uma semana inteira ou mais, você irá agir, e o conhecimento irá me proporcionar; Em minhas atitudes, personalidade e pensamentos irá se aproximar, e até mesmo mudar. Venha e traga-me o autoconhecimento, a magia e as soluções; Venha até mim e apenas em mim aja, a mim apenas. É você, oh Maravilhoso arcano, ouça-me atentamente: Não me prejudique e nem a ninguém físico ou psicologicamente.
Seja muito bem vindo a meu templo, comece a agir."
Depois que fizer isso é só perceber a diferença que o Arcano fará em você durante uma semana ou até duas (você saberá quando vai ter chegado no "limite"). Quando achar que já aprendeu o que este Arcano tinha a te ensinar, abra novamente o Círculo, invocando os quadrantes e recite:
"Obrigado arcano [Nome do Arcano] por esta semana de ajuda e autoconhecimento, me despeço de tu agora, obrigado pelo conforto e pelas energias e situações que você me proporcionou."Durante o período em que você estiver sob influência do Arcano, acho interessante você colocar aquela carta que você invocou no seu Altar, honrando o Arcano e fazendo meditações com o mesmo.
Bom, agora falarei um pouco de como os 22 Arcanos vão vir a te influenciar (porém isto pode variar bastante de pessoas para pessoas, então eu também recomendo que a pessoa que venha a trabalhar com esse método já tenha um conhecimento um pouco mais aprofundado com o Tarô, para compreender melhor as lições). Temos que entender esse "método" como o próprio nome diz: A peregrinação do Louco, sendo você mesmo O Louco que irá se transformar nos outros Arcanos, mas NUNCA perdendo a essência do Arcano sem número.
- 0/22 - O Louco: Eu sou sua essência primordial, te mostrarei o passado e farei com que o seu Self Jovem tome conta de você. Não vou exagerar, mas vou te dar um gostinho de um pouco de tudo que você vai aprender.
- 1- O Mago: Hora de produzir e fazer tudo que desejar! O que acha de conhecer um pouco o que te limita e não te permite fazer o que tem vontade? Também farei com que você experimente tudo que tiver vontade de fazer... até onde você consegue se controlar?
- 2 - A Sacerdotisa: Mostrarei-te quando deve falar e quando deve se calar. Você tem capacidade de ser tão sábio(a) e ágil quanto eu?
- 3 - A Imperatriz: Tenha paciência, meu filho, irei te mostrar o Feminino que existe dentro de ti e a capacidade de aceitação e amor... mas tenha calma, todos temos nosso lado materno e farei com que isto desperte dentro de ti.
- 4 - O Imperador: A vida não é feita apenas de amor e felicidade, temos que saber quando ser sério. Mostrarei seu Sagrado Masculino e testarei o quão materialista você pode ser. Irei deixar seu orgulho a vista, será que você consegue vencer todos eles?
- 5 - O Papa: Mente, emoção e matéria já foram trabalhadas, me siga para o caminho espiritual e te mostrarei o fogo transmutador da sua espiritualidade, será que você consegue equilibrar este com os outros três planos?
- 6 - Os Enamorados: Colocarei muitas decisões durante a semana que passaremos juntos, quero ver se consigo fazer você se desligar da razão e da emoção e fazer suas escolhas com O Coração.
- 7 - O Carro: No ultimo Arcano trabalhamos o Ar (mente) e da Água (emoção), comigo você irá se aventurar no fogo da vontade e provará que consegue liderar a própria vida com o que você já aprendeu, então levanta desta cadeira e vá agir!
- 8 - A Justiça: Você planta, você colhe! Tudo que plantastes irei fazer-te colher, e aceite o que vier, independente se é bom ou ruim, sei o que estou fazendo, mas e você, sabe o que faz? Hora de agir com a razão e saber ser justo!
- 9 - O Ermitão: Hora de recordar o conhecimento que você já detém, até que ponto você consegue utilizar esse conhecimento de uma forma benéfica? Você tem noção do tempo? Sabia que ele pode vir a passar mais rápido? Agora diga-me: você fez tudo que queria?
- 10 - A Roda da Fortuna: Irei de desequilibrar por completo, te darei bençãos e maldições, te testarei em todos os lados e de todas as formas que eu puder te girar...
- 11 - A Força: Cativar os outros não é dificil, mas quando se fala em auto-cativar... Aí complica... Além de se cativar, farei você se domar também, tendo noções dos seus exageros e erros.
- 12 - O Pendurado: Sacrifícios tem que ser feito nessa vida,na hora a recompensa pode não aparecer, mas ela virá, você precisa ter esperança que está fazendo o correto para você...
- 13 - A Morte: Para o novo chegar, o velho deve ir... a dor é grande, mas também é necessária, assim como a aceitação da perda. Não preciso falar explicar muito o que vou te trazer, preciso?
- 14 - A Temperança: Farei você voltar nas dualidades que trabalhamos no início, e te trarei novos desafios, você estará em um momento que vai precisar temperar bem as decisões que vai vir a fazer.
- 15 - O Diabo: Vou te trazer oportunidades, vícios, oportunidades, desejos.. quero ver o quanto você consegue ignora-las e pensar nas futuras consequências.
- 16 - A Torre: Hora de desapegar de tudo que já deveria ter ido embora, ok? Não, não te darei escolhas!
- 17 - A Estrela: Depois da Torre estou aqui para te proporcionar um momento de reflexão, calma e inspiração, mas não vai achando que vai ser fácil. Também te trarei a Magia, aproveite bem este momento.
- 18 - A Lua: Vou pegar carona no ultimo Arcano e te trazer a Magia da noite, revelarei você para o mundo e te trarei a emoção... te trarei muita emoção.
- 19 - O Sol: Aprendendo a lidar com suas emoções eu irei fazer com que você vá atrás do que quer, te darei oportunidades e força de vontade, mas você vai precisar saber agarra-las, pois elas podem não voltar.
- 20 - O Julgamento: É hora de você rever tudo que O Louco te mostrou, ver como essas mudanças te fizeram morrer e renascer como um novo você... Você está aplicando todos os aprendizados em sua vida?
- 21 - O Mundo: É neste momento em que você ficará sabendo se deve ou não refazer a Jornada ou partir para uma nova vida, sempre aplicando o que você aprendeu com o Tarô
Obs.: Não recomendo ficar mais de duas semanas com o mesmo arcano e nem a utilização de mais de um Deck durante a Jornada, se começou usando as cartas do deck X, continue usando o deck X.
Nenhum comentário:
Postar um comentário